Psicomotricidade
A Psicomotricidade é a área da saúde que estuda o ser humano por meio do corpo em movimento, sempre numa relação com o mundo interno e esterno, ao nível da motricidade, cognitivo e afetivo (emocional).
A Psicomotricidade é composta por sete fatores psicomotores, nomeadamente a Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção do corpo, Estruturação Espácio-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina, que fazem parte do processo de desenvolvimento e maturação infantil. Assim considera-se a Psicomotricidade a primeira inteligência da criança, onde o processo de maturação dos fatores psicomotores terá impacto nos processos de aprendizagem académicas, sociais e emocionais.
Quando procurar sessões de Psicomotricidade?
A Terapia Psicomotora intervém ao nível da expressão motora inadequada ou inadaptada, muitas das vezes associado a perturbações do neurodesenvolvimento.
A nível preventivo e educativo, todas as crianças e adolescentes como forma de promover e estimular o desenvolvimento Psicomotor harmonioso e adequado.
A nível terapêutico, crianças com dificuldade de aprendizagem especificas (dislexia, disortografia, discalculia e disgrafia), Perturbações do Espetro de Autismo, Défice de Atenção e Hiperatividade, Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor, Dificuldades de Integração Sensorial, Deficiência adquirida ou congénita, entre outras.