O processo de avaliação e orientação vocacional é uma especialidade conduzida por profissionais de psicologia que pretende dar resposta às indecisões que surgem em jovens ou adultos quanto à direção a dar à sua carreira académica e/ou profissional.
É realizado um conjunto de avaliações que permite analisar, por um lado, o que o motiva, isto é, os seus interesses e, por outro, aquilo em que tem mais facilidade em aprender ou executar, ou seja, as suas aptidões. A necessidade deste tipo de orientação, surge na medida em que a pessoa apresenta um funcionamento complexo e dinâmico.
Para melhor decidir quanto ao seu presente e futuro académico ou profissional, é fundamental ter um bom conhecimento sobre si mesmo, assim como da realidade educativa e profissional em que está inserido.
A quem se destina?
Adolescentes e jovens do 9º ao 12º ano e respetivos encarregados de educação, que precisem de apoio no processo de escolha, mudança, transição e/ou adaptação escolar e académica.
Adultos que sintam necessidade de repensar e reavaliar os seus percursos académicos e/ou profissionais e de (re)descobrir novas oportunidades formativas e/ou de carreira.
Como decorre?
O processo de Orientação Vocacional ajusta-se a cada jovem/adulto e às suas necessidades, pelo que a sua duração não é fixa e sempre igual. No entanto, em condições normais terá uma duração compreendida entre 5 a 6 sessões de 60 minutos cada.